Maresia, vento e sol têm ação sobre muitos materiais construtivos, que devem ser evitados ou especificados de maneira adequada para casas e apartamentos no litoral. É o caso do aço. Segundo a arquiteta Selma Tammaro, titular do escritório Tammaro Arquitetura, o aço inoxidável empregado em portões ou gradis deve ser o 316. Outra solução é o aço patinável, conhecido também pela marca Corten. Ambos apresentam resistência superior à corrosão.
“Dependendo do tratamento exigido por outros tipos de aço, o valor sobe, o que torna favorável o custo-benefício do inox. É um aço nobre, de excelente aparência estética”, comenta. Entre os metais, o alumínio é ideal para uso no litoral. Caixilharia de PVC também é uma solução bem-vinda, pois não sofre qualquer tipo de dano nesse ambiente.
Para os arquitetos João Frederico Pareto Conrado e Gabriel Novaes Ceravolo, sócios no escritório Conrado Ceravolo Arquitetos, nenhum material deve ser evitado em obras no litoral, mas todos devem ser aplicados da forma correta. “Por exemplo, as estruturas metálicas precisam receber pinturas de alto desempenho, e o concreto tem que ser feito com aditivos inibidores de corrosão, além de maior recobrimento para evitar a exposição do aço. Tomando os cuidados corretos, nada é proibido, e é preciso que o cliente entenda qual trabalho preventivo deve ser feito, qual o custo e quais as alternativas”, defendem.
Saiba mais em: https://bit.ly/2zgT6yD